Página Inicial
- Centro de atencao psicossocial infantojuvenil capsi
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Capsi

O Capsi atende crianças e adolescentes, menores de 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, com prejuízo severo no seu desenvolvimento e com impacto no funcionamento familiar, escolar e social, como: quadros graves de depressão e ansiedade, sintomas psicóticos, além de pensamento recorrente de morte e/ou tentativa de suicídio prévia, bem como egressos de internações psiquiátricas. No caso de uso abusivo de álcool e outras drogas, são atendidos no Capsi, adolescentes com idade inferior a 16 anos.
O acesso ao Capsi se dá através da avaliação inicial realizada na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário, com posterior encaminhamento ao Capsi para Acolhimento Inicial, quando a situação atender aos critérios de encaminhamento. Em caso de sintomas psicóticos e pensamento recorrente de morte, usuários e responsáveis podem buscar atendimento espontaneamente, sem necessidade de encaminhamento.
Os acolhimentos são realizados às segundas, quartas e quintas-feiras pela manhã (8 horas) e às terças-feiras a tarde (13 horas). São disponibilizadas 2 vagas por período para demanda espontânea e 3 para agendamento dos encaminhamentos da Atenção Primária em Saúde.
Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional e oferecem atenção psicossocial às crianças e adolescentes, com impacto em seu núcleo familiar e relações sociais, objetivando manejo adequado do transtorno mental, (re)inserção e interação social, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, construção de projetos de vida, respeitando a autonomia dos sujeitos, a cidadania e os vínculos existentes, com construção de Plano Terapêutico Singular, que atenda as demandas individuais de cada criança e adolescente.
Rua Martim Sthal, 381 - Bairro: Vila Nova - CEP: 89259-310