Comdim e entidades promovem evento alusivo ao Agosto Lilás

Quem passou pela praça Ângelo Piazera teve a oportunidade de esclarecer dúvidas, receber informações sobre as diversas formas de violência contra a mulher, como identificá-las, as leis de garantia de direitos, os meios de denúncia e onde procurar ajuda
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das secretarias de Assistência Social e Habitação e Saúde, Soroptimistas e Unisociesc, promoveu no sábado (9), um evento alusivo ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. A ação, na praça Ângelo Piazera, teve como objetivo chamar a atenção sobre o tema e destacar a necessidade de maior conscientização no combate à violência contra as mulheres.
Quem passou pela praça teve a oportunidade de esclarecer dúvidas, receber informações sobre as diversas formas de violências, como identificá-las, as leis de garantia de direitos, os meios de denúncia e onde procurar ajuda, entre outros pontos abordados pelas equipes. Ao todo, foram cerca de 500 abordagens e orientações direcionadas às mulheres.
“Foi um evento excepcional e de grande representatividade. Nossa ação atingiu o objetivo almejado, que era prestação de serviços, orientações e esclarecimentos para a comunidade em geral. Foi um evento muito importante, alusivo ao Agosto Lilás, nessa campanha, nesse cuidado do combate à violência doméstica. Cada instituição contribuiu com sua experiência, sua rede de apoio e seu compromisso, formando um elo mais forte na proteção e no acolhimento às mulheres”, reforçou a presidente do Comdim, Glória Thaísa Alves Amaral.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde promoveram vários atendimentos voltados à saúde e bem-estar, como massagem, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde mental, entre outros. A ação está
Sobre o Agosto Lilás
Agosto Lilás é uma campanha nacional instituída pela Lei n. 14.448/2022, que estabelece o mês de agosto como período dedicado à conscientização para o fim da violência contra as mulheres no Brasil. O mês foi escolhido por ser aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), marco legal no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. A campanha visa sensibilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência – física, psicológica, sexual, moral e patrimonial – e promover ações de conscientização e de esclarecimento.