Comped quer criar Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em SC

O documento facilitará o acesso a direitos e serviços já assegurados por lei. O assunto deve ser discutido em Comissão na ALESC
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), de Jaraguá do Sul, se reuniram na quinta-feira (14), com o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso. O parlamentar preside a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), e recebeu do grupo a solicitação para a proposição de um Projeto de Lei Estadual que institua a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência.
A demanda apresentada é considerada urgente, diante do alto número de pedidos recebidos pelo conselho municipal. A criação da carteira facilitará o acesso a direitos e serviços já assegurados por lei, promovendo mais dignidade, autonomia e cidadania às pessoas com deficiência em todo o estado.
Participaram do encontro em Jaraguá do Sul, a vice-presidente do Comped, Janaine Cerkal juntamente com as integrantes da entidade Marilene Servenini, Rosane Massaia e Marlene Felisbino. O grupo está otimista quanto aos encaminhamentos e futuras discussões. “Saímos da reunião otimistas com o compromisso assumido pelo deputado em levar o tema à pauta da próxima reunião da Comissão”, afirmou Janaine Cerkal. Segundo ela, a receptividade e o interesse do parlamentar reforçam a esperança de avanços concretos na luta por políticas públicas mais inclusivas.