Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes faz visita técnica a Criciúma

A comitiva foi conhecer a estrutura, projetos e serviços desenvolvidos pelo Bairro da Juventude, entidade que atua há décadas promoção da cidadania e inclusão social

A visita técnica foi uma iniciativa da Gerência de Relações Governamentais e Conselhos do Município, com o objetivo de conhecer a estrutura, os serviços e projetos desenvolvidos pelo Bairro da Juventude – que atua há mais de sete décadas na promoção da cidadania e inclusão social –, além de fortalecer a articulação entre as entidade a fim de aprimorar políticas públicas locais.
“O trabalho desenvolvido pela entidade é reconhecido nacionalmente pelo impacto positivo gerado na vida das crianças e adolescentes e suas famílias, promovendo garantia de direitos e inclusão”, explica Crislaine Ferrari, da Gerência de Relações governamentais e Conselhos, que representou o Gabinete do Prefeito na visita.
Fundado em 1949, o Bairro da Juventude atende atualmente cerca de 1.600 estudantes, com idades entre quatro e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, provenientes de 89 bairros de Criciúma. A instituição desenvolve ações nas áreas de Educação Integral, Assistência Social e Saúde, além de promover iniciativas voltadas à inovação, criatividade e sustentabilidade.

“Nossa visita ao Bairro da Juventude em Criciúma foi muito produtiva. Vimos de perto a forte integração da organização social com o conselho local e outras entidades, bem como, o trabalho realizado em rede com o SGD. Foi um momento importante também paras as nossas OSC’s conhecerem os projetos executados e as diferentes formas de captação de recursos para as entidades”, afirmou Edson Piotto, vice- presidente do CMDCA.
“Sempre é muito positivo receber autoridades que reconhecem a importância do nosso trabalho e que compartilham do compromisso de promover um ambiente seguro, acolhedor e de oportunidades para as crianças e adolescentes. O Bairro da Juventude possui diversas experiências exitosas, resultado de uma equipe dedicada e de parcerias sólidas, que têm contribuído para transformar vidas. Esta visita também reforça a importância de continuarmos juntos na luta por direitos, inclusão e desenvolvimento social”, destacou Nei de Souza, diretor de projetos do Bairro da Juventude.