Jaraguá do Sul apresenta marca “Orgulho de Ser” e reforça identidade territorial

O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos da cidade

A marca foi construída com base na participação de diversos setores da sociedade, por meio de workshops e estudos sobre os valores locais, vocações econômicas e sentimento de pertencimento da população.
Com o novo slogan, a cidade reforça seu posicionamento como território inovador, acolhedor e com alta qualidade de vida. A assinatura “Orgulho de Ser” será aplicada em eventos, iniciativas públicas e privadas, ações promocionais e peças gráficas.
Para orientar o uso da identidade visual, foi elaborado um brandbook que estará disponível para empresas e instituições interessadas, garantindo
consistência e valorização da imagem jaraguaense em todos os pontos de contato.
O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos da cidade e marca o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do orgulho e da autenticidade de Jaraguá do Sul.
Para orientar o uso da identidade visual, foi elaborado um brandbook que estará disponível para empresas e instituições interessadas, garantindo

O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos da cidade e marca o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do orgulho e da autenticidade de Jaraguá do Sul.
Lideranças destacam importância da nova marca
Prefeito Jair Franzner
“Uma marca que nasce das nossas conquistas e, acima de tudo, do que sonhamos para o futuro. Ela representa o nosso orgulho, nossa força coletiva e o desejo de fazer diferente — e melhor. Agradeço a todos que se dedicaram a este projeto, em especial à ACIJS, à CDL e ao SEBRAE, que tornaram essa iniciativa possível. Jaraguá do Sul – Orgulho de Ser – não é uma marca de governo. É uma marca da cidade, de todos nós.
Vivemos um momento especial. Seguimos juntos, valorizando nossa história e construindo o futuro com união, respeito e pertencimento. Que esta marca seja um símbolo da nossa identidade e da cidade que escolhemos viver e amar”.
“Uma marca que nasce das nossas conquistas e, acima de tudo, do que sonhamos para o futuro. Ela representa o nosso orgulho, nossa força coletiva e o desejo de fazer diferente — e melhor. Agradeço a todos que se dedicaram a este projeto, em especial à ACIJS, à CDL e ao SEBRAE, que tornaram essa iniciativa possível. Jaraguá do Sul – Orgulho de Ser – não é uma marca de governo. É uma marca da cidade, de todos nós.

Caroline Obenaus Cani, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial:
“É um momento muito importante, esta nova marca irá ajudar a divulgar ainda mais Jaraguá do Sul tanto para o maior incremento do turismo, como para fomentar negócios, apoiando o desenvolvimento econômico. A marca traduz o sentimento de pertencimento das pessoas que vivem em Jaraguá do Sul e fazem da cidade um motor de desenvolvimento, uma idade de trabalho, empreendedora e de qualidade de vida. Esperamos que esta marca seja abraçada pela comunidade para que estes valores sejam ainda mais fortalecidos”.
“É um momento muito importante, esta nova marca irá ajudar a divulgar ainda mais Jaraguá do Sul tanto para o maior incremento do turismo, como para fomentar negócios, apoiando o desenvolvimento econômico. A marca traduz o sentimento de pertencimento das pessoas que vivem em Jaraguá do Sul e fazem da cidade um motor de desenvolvimento, uma idade de trabalho, empreendedora e de qualidade de vida. Esperamos que esta marca seja abraçada pela comunidade para que estes valores sejam ainda mais fortalecidos”.
Paulo Roberto Schwarz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas:
“Como entidade, nós entendemos que a mensagem final que esta marca traz, o orgulho de ser, faz parte daquilo que nós realmente já somos, do orgulho que temos de fazermos parte do crescimento da cidade, do desenvolvimento das pessoas, do desenvolvimento de um centro econômico, que faz com que
a cidade apareça para o mundo e que serve de exemplo para outras comunidades. É uma marca que resgata este espírito de pertencimento que em Jaraguá é tão forte. Não somente o orgulho por termos nascido aqui, é orgulho da nossa maneira de ser, um lugar em que todos são bem-vindos quando ajudam a cidade a ser o que é. Que a gente consiga aplicar esta marca com esta mensagem do orgulho do que fazemos nesta cidade que é diferente, para que as próximas gerações sigam fazendo como temos feito até agora”.
“Como entidade, nós entendemos que a mensagem final que esta marca traz, o orgulho de ser, faz parte daquilo que nós realmente já somos, do orgulho que temos de fazermos parte do crescimento da cidade, do desenvolvimento das pessoas, do desenvolvimento de um centro econômico, que faz com que

Thiago Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação:
“É uma conquista da cidade, resultado de dois anos de trabalho, de complexidade porque Jaraguá do Sul é uma cidade com uma cultura multifacetada e desafios para contemplar características diferentes em torno de uma marca. Para a Prefeitura, é um momento muito importante porque do ponto de vista das ações para o desenvolvimento econômico essa marca reflete como a cidade é vista pelas pessoas que aqui vivem e como ela pode ser mostrada, apresentando todos os seus valores de uma só forma”.
“É uma conquista da cidade, resultado de dois anos de trabalho, de complexidade porque Jaraguá do Sul é uma cidade com uma cultura multifacetada e desafios para contemplar características diferentes em torno de uma marca. Para a Prefeitura, é um momento muito importante porque do ponto de vista das ações para o desenvolvimento econômico essa marca reflete como a cidade é vista pelas pessoas que aqui vivem e como ela pode ser mostrada, apresentando todos os seus valores de uma só forma”.
Jaime Dias Júnior, gerente regional do SEBRAE/SC:
“O SEBRAE vem investindo na ativação das marcas de território, um conceito ainda novo, mas com uma importância que não trata apenas de desenvolver somente uma logomarca, mas sim rever muitos conceitos que as pessoas têm sobre as cidades onde vivem. Estas reflexões fazem com que percebam qual a cidade que elas querem para viver e define estratégias em torno destes valores. O projeto traduz este sentimento, reforça a grandeza da cidade, as suas qualidades que formam o orgulho das pessoas. Há um impacto econômico quando se traduz estes atributos em valores que passam a ser visto por investidores, por outras comunidades, pelos turistas que visitam a cidade, o que beneficia a economia. E tem valores diretos que é a busca cada vez mais de uma cidade em que as pessoas querem para viver, com bem-estar e qualidade de vida”.
“O SEBRAE vem investindo na ativação das marcas de território, um conceito ainda novo, mas com uma importância que não trata apenas de desenvolver somente uma logomarca, mas sim rever muitos conceitos que as pessoas têm sobre as cidades onde vivem. Estas reflexões fazem com que percebam qual a cidade que elas querem para viver e define estratégias em torno destes valores. O projeto traduz este sentimento, reforça a grandeza da cidade, as suas qualidades que formam o orgulho das pessoas. Há um impacto econômico quando se traduz estes atributos em valores que passam a ser visto por investidores, por outras comunidades, pelos turistas que visitam a cidade, o que beneficia a economia. E tem valores diretos que é a busca cada vez mais de uma cidade em que as pessoas querem para viver, com bem-estar e qualidade de vida”.
Gisella Simões, diretora do Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT):
“É um movimento que traz uma satisfação muito grande porque envolveu muitos atores da sociedade civil, do poder público, da academia, que agora entrega essa marca para ser ativada por todos. Uma das premissas de sucesso de qualquer projeto de Place Branding e de Marca de Território, é fazer com que de fato o sentimento de pertencimento seja estabelecido na comunidade. Que as pessoas que moram na cidade e aqui empreendem, estudam e trabalham, sejam as principais embaixadoras desta marca. Não é apenas um sistema de design, de uma identidade visual, mas um posicionamento da personalidade de um território que tem orgulho de ser. Como motor de desenvolvimento, como centro criativo e saudável, que tem um sentimento que transborda e que precisa ser mostrado na prática com projetos, ações e atitudes que fazem de fato as pessoas se percebam orgulhosas com todos estes valores da cidade”.
“É um movimento que traz uma satisfação muito grande porque envolveu muitos atores da sociedade civil, do poder público, da academia, que agora entrega essa marca para ser ativada por todos. Uma das premissas de sucesso de qualquer projeto de Place Branding e de Marca de Território, é fazer com que de fato o sentimento de pertencimento seja estabelecido na comunidade. Que as pessoas que moram na cidade e aqui empreendem, estudam e trabalham, sejam as principais embaixadoras desta marca. Não é apenas um sistema de design, de uma identidade visual, mas um posicionamento da personalidade de um território que tem orgulho de ser. Como motor de desenvolvimento, como centro criativo e saudável, que tem um sentimento que transborda e que precisa ser mostrado na prática com projetos, ações e atitudes que fazem de fato as pessoas se percebam orgulhosas com todos estes valores da cidade”.
Beto Shibata, diretor do Estúdio Firmorama:
“Desenvolver o projeto foi um desafio grande e o resultado é valioso para todos nós. Para desenvolver a marca estudamos vários projetos de identidade de cidades ao redor do mundo. O resultado é uma marca que reflete algumas das características da cidade, um logotipo marcante e amigável projetado para ressaltar o senso de pertencimento e a criatividade da nossa região. Ao mesmo tempo, consolida uma marca capaz de gerar impactos positivos para a cidade e para as pessoas”.
“Desenvolver o projeto foi um desafio grande e o resultado é valioso para todos nós. Para desenvolver a marca estudamos vários projetos de identidade de cidades ao redor do mundo. O resultado é uma marca que reflete algumas das características da cidade, um logotipo marcante e amigável projetado para ressaltar o senso de pertencimento e a criatividade da nossa região. Ao mesmo tempo, consolida uma marca capaz de gerar impactos positivos para a cidade e para as pessoas”.