Oficina temática abre processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde

O encontro, no dia 23 de maio, na Unisociesc, abordará o tema “Rede de Atenção Psicossocial”. O Plano Municipal de Saúde é um instrumento de gestão e deve revelar as intenções e os resultados a serem buscados para o quadriênio 2026/2029
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está iniciando o processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde, para o quadriênio 2026/2029. Para a construção do plano serão promovidas oficinas temáticas com o objetivo de aprofundar as discussões e propostas, considerando os diferentes aspectos que envolvem este tipo de planejamento.
A primeira oficina será sobre saúde mental – Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e está marcada para ocorrer no dia 23 de maio, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, na Unisociesc, com limite de 40 vagas.
A oficina tem como objetivo promover a escuta qualificada de diferentes segmentos da sociedade e fortalecer a construção coletiva de propostas para atender as necessidades da Rede de Atenção Psicossocial do Município.
Foto ilustrativa
Para mais informações, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, no (47) 2106-8414, com Michelly.
Confira quais oficinas estão programadas para acontecer
23/05 OFICINA I SAÚDE MENTAL (Rede de Atenção Psicossocial – RAPS)
06/06 OFICINA II – APS e Programas de Saúde
27/06 OFICINA III – Vigilância em Saúde
04/07 OFICINA IV – Especialidades
Plano Municipal de Saúde
No âmbito de Sistema de Planejamento do SUS, o Plano de Saúde é o instrumento que a partir de uma análise situacional apresenta as intenções e os resultados a serem buscados ao longo dos próximos quatro anos. O Plano de Saúde é um documento que sistematiza o conjunto das propostas de ação em relação aos problemas e às necessidades de saúde da população, em consonância com os princípios e diretrizes gerais que regem a política de saúde nos âmbitos nacional, estadual e municipal, expressando a responsabilidade da gestão com a saúde da população e a síntese de um processo de decisão para enfrentar um conjunto de problemas. Desta forma, é um importante instrumento de gestão e seu conteúdo deve revelar as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos, metas e ações.