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Samae divulga principais ações realizadas no primeiro semestre de 2025

31 de julho de 2025
00:00
Samae divulga principais ações realizadas no primeiro semestre de 2025

Em destaque, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Centenário, a implantação de novos PEVs e de redes de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul encerrou o primeiro semestre de 2025 com ações importantes e avanços significativos, que reforçam seu compromisso com a comunidade, a qualidade dos serviços, a economia, a eficiência e a sustentabilidade. Todas as ações seguem as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), revisado e sancionado recentemente pela Lei n° 9.927/2025, que organiza os serviços de água, esgoto, limpeza urbana, resíduos sólidos e drenagem urbana.
 

Esgoto sanitário

Obras da nova ETE Centenário
Entre as ações, destacam-se as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Centenário, que ampliará a capacidade de tratamento de esgoto no município. Com a nova estação, será possível atender os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, além dos bairros atendidos atualmente pela ETE Figueira.

Segundo o diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, “em abril, auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul realizaram uma auditoria na obra. O resultado foi positivo, sem nenhuma ressalva”. A ETE Centenário está sendo construída em um terreno com área de 44.135,40m², na Rua Germano Wagner, no bairro Centenário.

Ampliação de redes de esgoto
O Samae também deu continuidade à implantação de redes coletoras de esgoto sanitário. Foram assinadas duas ordens de serviço para a implantação de redes em 29 ruas, abrangendo os bairros Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Tifa Martins e Três Rios do Norte.
Serão implantados 38,1 Km de rede, que irão beneficiar cerca de 1.437 economias. Com essas obras, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, que atualmente é de 91,49%, para 93,80% na área urbana, o que garantirá mais saúde e qualidade de vida para os jaraguaenses.
 

Tratamento de água

Fornecimento de água para Guaramirim
Uma das ações em destaque no período foi o apoio regional em situações de emergência. No primeiro semestre, o município de Guaramirim enfrentou dificuldades no abastecimento de água tratada, o que levou à formalização de um convênio de cooperação, possibilitando que o Samae fornecesse água tratada à cidade vizinha.

Implantação do Plano de Segurança da Água
A autarquia promoveu também a Audiência Pública do Plano de Segurança da Água (PSA), com o objetivo de apresentar e discutir a sua elaboração e implementação. A audiência foi um momento importante para o alinhamento de ideias e coleta de sugestões dos representantes das entidades e da sociedade. O PSA é uma ferramenta necessária para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública.
 

Resíduos sólidos

Novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

A autarquia realizou investimentos em novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), reforçando o compromisso com a sustentabilidade e possibilitando a descentralização do serviço. No primeiro semestre, entrou em funcionamento o PEV Ilha da Figueira, localizado na Rua Alberto Antônio Klein, n° 67. Outro PEV também está em fase de implantação no bairro Nereu Ramos.

 

Infraestrutura e sustentabilidade

Balança eletrônica e novo almoxarifado
Como parte do processo de modernização da estrutura operacional, o Samae colocou em operação uma balança rodoviária eletrônica instalada junto ao novo Almoxarifado Central. Com capacidade de até 60 toneladas, a balança passou a ser utilizada no controle de entrada e saída de materiais, contribuindo para uma gestão mais precisa, eficiente e transparente dos insumos utilizados nas obras. Além disso, a implantação do novo almoxarifado também representou um avanço importante, permitindo a centralização dos estoques e proporcionando mais agilidade, controle logístico e operacional, e fortalecendo a eficiência da gestão.

Compra de energia no mercado livre
O Samae deu um passo importante em sua gestão energética ao migrar para o mercado livre de energia. A iniciativa já trouxe resultados expressivos em economia, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Desde a migração, a autarquia já economizou R$ 2.881.561,42. Além disso, ao priorizar o uso de energia proveniente de fontes renováveis, o Samae conseguiu reduzir em 353,996 toneladas as emissões de CO₂. Essa conquista foi reconhecida com o Certificado de Energia Renovável (Selo Verde), concedido pela empresa Eletric em abril.
 

Governança

Tarifa Social
Nesse período, foi sancionada pelo Executivo Municipal a nova Lei n° 9.911/2025, que atualiza as regras da Tarifa Social aplicada pelo Samae, cujo projeto foi anteriormente aprovado pela Câmara de Vereadores. De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “a nova legislação foi construída com responsabilidade social e sensibilidade às necessidades da população de baixa renda, ampliando os critérios de acesso ao benefício”.

Posse de novos conselheiros do CMSB
No primeiro semestre, ocorreu a posse e a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB), para a gestão 2025-2027, reafirmando o compromisso com uma gestão participativa.

Visitas técnicas
Durante o primeiro semestre, o Samae recebeu visitas técnicas de representantes do Samae de Papanduva; da Prefeitura e do Samae de Governador Celso Ramos; da Emasa de Balneário Camboriú; da Águas de Corupá; do Samae de Imbituba; da Prefeitura de Itapoá; do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia; e da Companhia Águas de Joinville. Essas visitas reforçaram o reconhecimento do Samae de Jaraguá do Sul como referência na gestão do saneamento básico, o compromisso com a transparência, o aprimoramento contínuo e a construção de um modelo de saneamento mais eficiente e colaborativo, além de permitir a troca de experiências sobre a gestão do saneamento público.
 

Samae e números

A autarquia também realizou atendimentos e serviços que demostram o seu compromisso com a eficiência. Confira os principais:
Atendimentos pelo WhatsApp e APP: 59.366
Atendimentos por telefone: 20.853
Atendimentos presenciais: 9.163

Análises laboratoriais: 12.563
Consertos de vazamentos: 4.307
Novas ligações de água: 597
Religações: 3.831
Ligações de esgoto sanitário: 593
Vistorias nas ligações de esgoto: 3.390
Vistorias de esgoto para habite-se: 735
Reposições de pavimentação: 1.586
Manutenções nas redes de drenagem: 1.004

Com uma atuação que une técnica, planejamento e responsabilidade social, o Samae reafirma seu papel como referência em saneamento básico e gestão pública. O primeiro semestre de 2025 evidencia que a autarquia está preparada para os desafios do futuro e comprometida com o presente da população de Jaraguá do Sul.

 

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