Saúde promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Entre as atividades, o Workshop Mamãe & Bebê com o tema ligado à amamentação e a Hora do mamaço, no Sesc
A Semana Mundial da Amamentação – celebrada de 1º a 7 de agosto – terá como tema neste ano “Priorize a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”. O foco é a importância de criar ambientes favoráveis e sistemas de apoio robustos para promover o aleitamento materno. A campanha também visa conscientizar sobre o impacto ecológico positivo da amamentação e a necessidade de apoio em todos os níveis da sociedade.
Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com instituições locais, promoverá uma programação especial para gestantes, puérperas e famílias, com momentos de aprendizado e acolhimento.
Entre as ações está o Workshop Mamãe & Bebê que terá como tema “Os primeiros passos da amamentação”. O encontro gratuito ocorrerá no dia 6 de agosto, a partir das 19h na Unisociesc. Já no dia 9 de agosto ocorrerá a “Hora do mamaço”, a partir das 8h no Sesc Jaraguá do Sul.
As ações têm o objetivo de informar, apoiar e fortalecer o vínculo entre mães, bebês e suas redes de apoio, promovendo a amamentação como prática essencial à saúde e ao meio ambiente.
Mais informações: (47) 3307-5864 (WhatsApp)
Ações
Workshop Mamãe & Bebê
Tema: “Os Primeiros Passos da Amamentação”
Data: 06/08 – 19h
Local: Unisociesc
Hora do Mamaço
Data: 09/08 – A partir das 8h
Local: Sesc Jaraguá do Sul
Por que o aleitamento materno é tão importante?
O leite materno é o alimento mais completo para os bebês nos primeiros meses de vida. Ele é rico em nutrientes essenciais e anticorpos, protegendo contra infecções, alergias e até doenças crônicas. A amamentação também fortalece o vínculo entre mãe e filho e contribui para o desenvolvimento emocional do bebê.
De acordo com a OMS, amamentar exclusivamente até os 6 meses de vida pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis.
Apoio faz a diferença
Especialistas afirmam que o apoio à mulher que amamenta é um dos principais fatores para o sucesso da amamentação. Isso inclui:
Incentivo e orientação profissional desde o pré-natal;
Licença-maternidade adequada e espaços para amamentação no trabalho;
Apoio do companheiro, familiares e comunidade;
Campanhas de informação e acolhimento nas unidades de saúde.
A Gerente de Gestão Estratégica de Políticas Públicas em Saúde Joyce Ribeiro Bueno, destaca que o sucesso da amamentação depende de apoio contínuo:
“Quando a mulher é acolhida, orientada e tem uma rede ao seu redor, ela se sente mais segura para amamentar. Nosso papel é garantir esse suporte desde o pré-natal até o pós-parto.”
As ações buscam não apenas informar, mas criar uma cultura de apoio ao aleitamento materno, essencial para a saúde das crianças, das mães e do planeta.