Servidores da Saúde recebem capacitação sobre o vírus HTLV

O vírus é da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram no mês de maio, em Florianópolis, da Capacitação em Diagnóstico e Manejo do HTLV. O evento teve como objetivo promover conhecimento técnico sobre o vírus, sua forma de transmissão, diagnóstico e assistência ao paciente.
Durante todo o dia, os participantes acompanharam palestras com especialistas de instituições como o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT-SP). A programação abordou desde os aspectos clínico-patológicos do HTLV até políticas públicas de enfrentamento e experiências de pessoas vivendo com o vírus.
A infecção pode ser silenciosa. Entre 5% e 10% das pessoas infectadas pelo vírus podem manifestar quadros graves como doenças da medula espinhal, doença neurológica degenerativa grave ou leucemia das células T.
Sobre o HTLV
O HTLV é um vírus da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo. Apesar de ser conhecido desde 1980, hoje em dia o vírus continua representando um grande desafio para a ciência. Trata-se de um vírus de impacto mundial e o cenário brasileiro aponta que provavelmente o país seja o maior em número de casos no mundo, apesar das estratégias adotadas nas últimas décadas.