Extensão Rural
No setor de extensão rural é efetuada a assistência técnica aos agricultores e demais trabalhadores rurais referente às explorações agrícolas, pecuárias e florestais, recomendando espécies, variedades e cultivares, épocas de plantio, sistemas de cultivo, corretivos (calcário) e adubação, produção orgânica, preparação do solo, manejo das culturas e de criações, colheita, beneficiamento, armazenamento, controle de pragas e doenças de plantas daninhas, buscando a sustentabilidade do meio rural com aumento de renda e proteção do meio ambiente.
São também realizadas amostragens de solo, foliar, de insumos e outros materiais utilizados na agropecuária para análise laboratorial, sua interpretação e as respectivas recomendações.
São realizados também trabalhos conjuntos com outros órgãos governamentais como a Epagri e universidades, por exemplo, na busca de aplicação de técnicas e melhoramento na agropecuária no município, bem como na realização de cursos e palestras, abordando o aprimoramento dos cultivos, repasse de novas tecnologias, culturas potenciais, etc.
Os produtores rurais são auxiliados na elaboração de projetos necessários à evolução das diferentes atividades existentes. São realizadas reuniões com as lideranças da agropecuária municipal e demais interessados para atender as principais necessidades de cada setor agrícola e buscar crescimento.
O setor de extensão rural também executa serviços em parceria com outras secretarias e outras entidades municipais, estaduais ou federais em atividades que promovam a divulgação de conhecimentos agrícolas relacionados à questões de saúde, nutrição, meio ambiente, economia familiar, entre outros.
