Mais de 45 mil pessoas passaram pelo evento. Exposições, gastronomia, bailes, shows desfiles e muita animação marcaram esta edição da festa na Sociedade Centenário, Rio da Luz II


Encerrou nesse domingo (13) com recorde de público, a 30ª Festa Estadual do Colono, na Sociedade Centenário, no Rio da Luz II. Segundo os organizadores, mais de 45 mil pessoas passaram nos três dias do evento que integrou a programação do aniversário de 149 anos do Município. “Ultrapassou todos os recordes de públicos anteriores. Tivemos mais 1000 pessoas no desfile entre sociedades e colonos. Isso sem contar mais de 300 caminhões na tradicional carreata de sábado à tarde. Realmente foi um estouro a festa essa ano”, comemorou o presidente da Comissão Central Organizadora da Festa (CCO). Johny Arnoldo Hass, que também preside a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) e a própria Sociedade Centenário.
Exposições de animais, máquinas, carros, empresas e feiras de produtos regionais, gastronomia, bailes, shows nacionais, apresentações culturais desfiles e muita animação marcaram os três dias da festa, que é uma das mais tradicionais da área rural de Jaraguá do Sul.

A abertura da festa na sexta-feira (11) contou com a presença de autoridades públicas como o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, o deputado estadual Antídio Aleixo Lunelli, , o presidente da Câmara Luiz Fernando Almeida, o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Alceu Moretti, além de representantes da Realeza de Schützenfest e da própria Festa do Colono. “É antes de tudo, uma festa que traduz os valores e a nossa tradição trazidas lá atrás pelas primeiras famílias de colonos que aqui chegaram”, destacou o prefeito.
Mais uma vez o evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, que montou um estande no qual visitantes conheceram os programas oferecidos aos produtores rurais cadastrados no Município.

“Além de resgatar as tradições, eventos como a Festa do Colono mostram a importância da agricultura aqui na nossa cidade. Temos que estar apoiando os nossos agricultores, os nossos colonos, porque são eles que no seu dia a dia colocam os alimentos nas nossas mesas”, ressaltou Moretti.