Agricultura e Associação Jaraguá Mais Saudável firmam convênio

A parceria prevê a realização conjunta de workshops e oficinas sobre temas elencados pelos integrantes do Programa Germinar

Durante o encontro, foi formalizada a parceria entre o Programa Germinar e a Associação Jaraguá Mais Saudável, por meio do Convênio nº 172/2025 – FMS. A parceria prevê a realização conjunta de workshops e oficinas sobre temas como plantio, controle de pragas, irrigação, compostagem, entre outros assuntos levantados pelos próprios participantes. Essas ações serão direcionadas às famílias vinculadas às hortas comunitárias que atuam de forma ativa na manutenção dos espaços.
O evento contou com a presença do vice-prefeito João Pereira, do secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Alceu Moretti, do coordenador
do Programa Germinar, Wilmar Roweder e da responsável pelas ações com a comunidade da Associação Jaraguá Mais Saudável, Sofia Wolker Manta. Durante sua fala, o vice-prefeito destacou a importância do programa. “Conhecer um programa como esse em nosso município reforça ainda mais a certeza de que Jaraguá do Sul é uma cidade diferenciada.”

O secretario Alceu Moretti também enfatizou a relevância das hortas comunitárias para o acesso a alimentos naturais e para a melhoria da qualidade da alimentação das famílias. Já o coordenador do Programa, Wilmar Roweder, mencionou o crescente interesse de novos bairros na implementação de hortas, o que evidencia o potencial de expansão e impacto da iniciativa.
Instituído pela Lei Municipal nº 7.543/2017 e regulamentado pelo Decreto nº 12.757/2019, o Programa Germinar tem como missão incentivar a criação de hortas comunitárias em locais públicos, promovendo a segurança alimentar, a inclusão social e a convivência comunitária. Até o momento, o programa já distribuiu mais de 357 mil mudas, beneficiando aproximadamente 627 famílias e 2.596 pessoas
diretamente.

Por meio do Convênio firmado, a Associação Jaraguá Mais Saudável atuará apoiando a realização de capacitações técnicas e trocas de experiências voltadas a práticas sustentáveis de cultivo, compostagem e gestão de resíduos. Também serão promovidas ações integradas com iniciativas de segurança alimentar e saúde pública, contribuindo para a redução de vulnerabilidades sociais e ambientais.
Segundo a diretora da Associação, Amanda de Lemos Mello, “essa parceria fortalece a agenda da promoção da alimentação adequada e saudável, além de alinhar as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que tratam de Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).”
Para saber mais sobre o Programa Germinar, clique aqui
Acompanhe também as ações da Associação pelo Instagram: @jaraguamaissaudavel
Acompanhe também as ações da Associação pelo Instagram: @jaraguamaissaudavel