Distritos de Saúde terão áreas geográficas reorganizadas

O objetivo da reorganização é distribuir de forma mais eficiente o fluxo de atendimentos, focando nas áreas de maior demanda. Todos os Distritos terão uma UBS com atendimento das 7h às 22h
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que haverá mudanças quanto às áreas geográficas de alguns Distritos de Saúde. O objetivo da reorganização é distribuir de forma mais eficiente o fluxo de atendimentos, focando nas áreas de maior demanda.
Desta forma, devido ao acesso mais fácil e por ser mais centralizada no Distrito I, a UBS Águas Claras se tornará Unidade Distrital a partir de 1º de setembro, permanecendo com os atendimentos das 7h às 22h, sem fechar para almoço. Além disso contará com sala de vacinas até as 21h30.
Lembrando que a chegada nesta unidade deve acontecer até as 21h30 para que a equipe possa registrar e efetuar o atendimento de forma adequada e eficiente.
Fazem parte do Distrito I as seguintes UBSs: Águas Claras, João Pessoa, Ilha da Figueira, Boa Vista, Santa Luzia, Vieira e Vila Lalau.
No Distrito III, a UBS Estrada Nova se tornará Unidade Distrital, com funcionamento das 7h às 22h sem fechar para o almoço. A unidade vai retornar para sua sede oficial nesta quinta-feira (28), após a reforma e ampliação que a deixaram com espaço maior e mais conforto para atender a população.
Fazem parte do Distrito III as seguintes UBSs: Estrada Nova, Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo, Três Rios do Norte, Santo Antônio, Rau e Chico de Paulo.
Nos Distros II e IV, as UBS Centro (antigo Pama do Czerniewicz) e Barra do Rio Cerro, seguem sendo Unidades Distritais, com atendimento das 7h às 22h. Desta forma, em todos os Distritos de Saúde haverá uma unidade com atendimento estendido, das 7h às 22h.
Fazem parte do Distrito II as seguintes UBSs: Centro, Vila Lenzi, Vila Nova, Amizade, Tifa Schubert e Rio Molha.
Fazem parte do Distrito IV as seguintes UBSs: Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Caic, Santo Estevão, Rio da Luz, Jaraguá 84, Rio Cerro II e Tifa Martins.
Pronto Atendimento das 7h às 22h
A partir de 1º de setembro deve entrar em funcionamento o Pronto Atendimento onde, atualmente, está localizado o Centro Dengue, na Vila Lenzi. A unidade de suporte atenderá por livre demanda e será exclusiva para urgências, ou seja, sintomas de dor, febre, vômito, diarreia, respiratórios ou suspeitas de dengue.
Importante: a população sempre deve procurar primeiro a sua unidade de referência e após avaliação da equipe, caso não seja possível realizar o atendimento será solicitado apoio da unidade distrital ou o encaminhamento para o Pronto Atendimento da Vila Lenzi em casos mais leves e os casos que necessitem de suporte avançado serão encaminhados aos hospitais da cidade.
Veja como fica a organização das Unidades de Saúde a partir de 1º de setembro: