Evento promovido pelo CMDI, reuniu especialistas para orientar a comunidade sobre como evitar cair em golpes pela internet

A informação é uma das principais ferramentas de proteção — especialmente quando o alvo são os idosos. Ciente disso, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, promoveu um importante evento de conscientização na tarde de quinta-feira (17), no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, no Parque Municipal de Eventos. Cerca de 400 pessoas, entre idosos, familiares e membros da comunidade, participaram da palestra que teve como tema central a prevenção de golpes financeiros aplicados pela internet. O encontro teve a presença de profissionais voluntários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Centro Universitário Católica, que prestaram esclarecimentos e tiraram dúvidas do público.

A especialista em Direito Público, Anne Marie Grümm, foi uma das palestrantes e trouxe orientações práticas sobre como se prevenir. Ela destacou a importância de manter uma postura desconfiada diante de contatos feitos por pessoas desconhecidas no ambiente virtual. “A pessoa estando em alerta, consegue perceber alguns sinais que são correspondentes a algum tipo de golpe”, explicou. Dados nacionais indicam que cerca de 60% das vítimas de golpes pela internet são pessoas idosas. Em Jaraguá do Sul, os principais registros envolvem empréstimos não solicitados e descontos indevidos nos benefícios do INSS. “E muitas vezes os idosos acabam nem percebendo os descontos nos extratos bancários. Por isso, é essencial contar com o apoio de alguém de confiança para analisar essas informações”, alertou Anne Marie.

O evento reforçou que o conhecimento é a primeira linha de defesa. O vice-prefeito João Pereira esteve presente e ressaltou que a proteção dos idosos é uma prioridade. “Temos que cuidar do corpo e da mente, mas também da segurança, que é um aspecto fundamental na vida das pessoas. A Administração é parceira de todas as iniciativas que promovem o bem-estar da comunidade”, afirmou.
Já a secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, destacou o papel da informação na construção de uma sociedade mais segura. “Foi uma tarde de muito aprendizado e cuidado com nossos idosos. Um dos pilares da Secretaria é a proteção social, e a informação é uma ferramenta poderosa nesse processo”, enfatizou.

O presidente do CMDI, Alexandre José Vota, avaliou o evento como um grande sucesso. Segundo ele, a expressiva participação do público demonstra o interesse da comunidade em proteger seus idosos e garantir que eles possam viver com mais tranquilidade. “Tivemos a presença de muitos idosos e familiares, todos interessados em aprender mais sobre como se proteger de fraudes e golpes. A troca de experiências com especialistas e representantes de órgãos de defesa do consumidor foi muito rica”, observou. Vota também pontuou que a iniciativa está alinhada ao compromisso do CMDI com a promoção da cidadania, da segurança e do bem-estar da pessoa idosa. “Diante do aumento dos relatos de abusos financeiros contra idosos, é nosso dever reforçar ações como esta, que informam, alertam e empoderam”, completou.
A ação demonstra que, além de leis e políticas públicas, a informação é um importante agente de transformação. Quando os idosos são capacitados e conscientizados sobre seus direitos e riscos, tornam-se menos vulneráveis e mais preparados para enfrentar os mais diversos desafios do mundo moderno.