Jaraguá do Sul fortalece parcerias internacionais e inicia nova era de negócios globais

Reunião com a Câmara de Comércio Brasil/Catalunha marca o início de alianças estratégicas entre empresas locais e catalãs, ampliando oportunidades e impulsionando a economia jaraguaense para o mercado mundial

Jaraguá do Sul mais uma vez se destaca no cenário estadual e nacional ao promover conexões que ultrapassam fronteiras. Na última quinta-feira (3), o município sediou uma Reunião Aberta entre o Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul e a Câmara de Comércio Brasil /Catalunha (CCBC), reunindo empresários locais e representantes de empresas espanholas interessadas em construir novas alianças estratégicas.
O encontro, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), marcou o início da etapa prática do Programa RAM — Resilient Alliances Method (Método de Alianças Resilientes), uma iniciativa inovadora que visa estimular a internacionalização de empresas jaraguaenses. A presença de empresários catalães reforça a confiança no potencial de Jaraguá do Sul como hub de negócios e tecnologia. Para o Prefeito Jair Franzner, o município está no caminho certo ao expandir conexões internacionais, aproximar a cidade de novas tecnologias e criar oportunidades de investimento no mercado global.
“Quando criamos o Comitê de Desenvolvimento Econômico, nosso principal objetivo era muito claro: promover discussões estratégicas e abrir novas possibilidades de negócios. Este encontro, com representantes da Câmara de Comércio Brasil/Catalunha e empresários espanhóis é um exemplo concreto do impacto positivo desse trabalho. E vamos seguir firmes nesse propósito, incentivando a inovação, fomentando o empreendedorismo e trabalhando para garantir um desenvolvimento cada vez mais sustentável e competitivo para Jaraguá do Sul. Essa é a nossa visão de futuro: uma cidade que cresce, se moderniza e se conecta com o mundo.”

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, a participação de Jaraguá do Sul como cidade-piloto do programa em Santa Catarina é um reconhecimento da excelência do município em governança, inovação e ambiente colaborativo entre o poder público e a iniciativa privada. “Somos referência em organização e capacidade de gerar resultados concretos. Por isso, fomos escolhidos para sediar essa iniciativa inédita”, destaca Sarmanho.
A reunião também marcou o início de novas prospecções de negócios. Outro ponto alto do evento foi a demonstração prática do sistema RAM, uma plataforma baseada em inteligência artificial que cruza informações de empresas para identificar potenciais sinergias. Já foram mapeadas oportunidades para fornecimento conjunto, desenvolvimento de produtos inovadores e entrada em novos mercados internacionais.
“O interesse dos empresários espanhóis vai além de conhecer nossas empresas. Eles querem criar projetos integrados, compartilhando fornecedores, tecnologia e experiência, com o objetivo de colaboração no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções”, explica Sarmanho.
“O interesse dos empresários espanhóis vai além de conhecer nossas empresas. Eles querem criar projetos integrados, compartilhando fornecedores, tecnologia e experiência, com o objetivo de colaboração no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções”, explica Sarmanho.
A decisão de abrir o encontro para mais empresários locais fortaleceu ainda mais a rede de contatos e despertou o interesse de novos participantes. Muitos já começaram a planejar futuras missões empresariais e visitas técnicas à Catalunha, com o objetivo de aprofundar as relações e buscar inspiração para novos modelos de negócio. A parceria com a InvestSC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi fundamental para tornar o programa uma realidade. Com essas novas alianças, Jaraguá do Sul avança no caminho para se consolidar como referência em inovação e negócios internacionais. A expectativa é que as primeiras parcerias firmadas se transformem em projetos concretos, gerando emprego, renda e fortalecendo a imagem do município no exterior.