Acesso a Informação
|Protocolo
|Ouvidoria
Versão Antiga
Prefeitura Logo
    Acessar
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Jaragua do sul publica decreto que regulamenta internacao humanizada involuntaria
Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Gabinete

Jaraguá do Sul publica decreto que regulamenta internação humanizada involuntária

17 de julho de 2025
00:00
Jaraguá do Sul publica decreto que regulamenta internação humanizada involuntária
Ato reforça integração entre setores de saúde, assistência social e segurança pública, na atuação junto à população em situação de rua
 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17), o Decreto nº 19.486/2025, que regulamenta a Lei Municipal nº 9.609/2024, responsável por estabelecer diretrizes para a internação humanizada, inclusive de forma involuntária, de pessoas com dependência química e/ou transtornos mentais. O ato normativo marca um passo importante para a atuação mais integrada entre as secretarias municipais e forças de segurança, com foco na abordagem qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua.
O documento foi assinado na quarta-feira (16), pelo Prefeito Jair Franzner, e entregue simbolicamente ao líder do governo na Câmara, vereador Delegado Miotto.
Abordagem
Após o ato simbólico, profissionais da Abordagem Especializada, acompanhados de policiais militares, realizaram ações na região central do município. O Prefeito Jair Franzner também acompanhou os procedimentos. “O decreto fortalece o trabalho já em andamento, oferecendo respaldo legal e clareza para as equipes atuarem de maneira articulada, eficiente e humanizada. Jaraguá do Sul consolida uma política pública baseada em acolhimento, responsabilidade e ação conjunta, reafirmando o papel do poder público na promoção da saúde mental, da assistência social e da segurança para todos.”
Procedimentos
A norma detalha os procedimentos de internação e, também, organiza o fluxo de atendimento, reforçando o papel de cada órgão envolvido – especialmente as Secretarias de Assistência Social e Habitação e Saúde, além de contar com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Samu e Bombeiros Voluntários.
De acordo com a secretária de Assistência Social e habitação, Bianca Schwartz Uber, a internação involuntária será sempre uma medida excepcional, aplicada apenas mediante laudo médico e avaliação da equipe de saúde mental. “O objetivo é garantir o bem-estar da pessoa, resguardando sua dignidade e oferecendo tratamento adequado. A medida também busca preservar a ordem pública, sem abrir mão da sensibilidade necessária para lidar com situações de vulnerabilidade”, enfatizou.
Durante a abordagem inicial, feita pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), serão avaliadas a complexidade e a necessidade de atendimento clínico. Dependendo do caso, a condução para unidades de saúde será feita pelas equipes treinadas, respeitando os direitos e as particularidades de cada indivíduo. “Quando houver risco à integridade física do paciente ou da equipe, o SAMU e a Polícia Militar poderão ser acionados para garantir a segurança do processo. Mas a internação, quando necessária, será sempre respaldada por um laudo médico.”
Animais
O decreto também prevê atenção especial para casos em que a pessoa, em eventual situação de internação, esteja acompanhada de animal doméstico. Nesse cenário, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (FUJAMA) será responsável por acolher temporariamente os animais, garantindo cuidados adequados até que o tutor tenha condições de reassumir a guarda.

Capacitações

Outro destaque é a capacitação das equipes. Todos os profissionais envolvidos no atendimento passarão por treinamentos específicos sobre comunicação, empatia, primeiros socorros, saúde mental, segurança pessoal e direitos humanos. O intuito é qualificar ainda mais os serviços prestados, reduzindo o número de pessoas em situação de rua e promovendo sua reinserção social.
Dignidade
O vereador Delegado Miotto, destacou que a regulamentação da lei, respalda o trabalho dos profissionais e, ao mesmo tempo, leva dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Porque ao contrário do que muitas pensam, o nosso intuito não é simplesmente retirar as pessoas da rua, é preciso dar-lhes um tratamento adequado, que passa muitas vezes pela desintoxicação e reinserção no seio familiar e na sociedade. E isso reflete em todos os aspectos da nossa cidade, na questão social, de saúde pública e de segurança.”
Ações integradas
A internação, quando necessária, será acompanhada por um plano individual desenvolvido pela Assistência Social, com foco na reintegração do paciente à sociedade, à família e, quando possível, ao mercado de trabalho. Para isso, haverá articulação com outras secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Inovação, ampliando as oportunidades de recomeço para os atendidos.
A população também pode colaborar com o trabalho de abordagem, acionando o telefone 153 em qualquer horário. O serviço funciona 24 horas por dia e será essencial para o encaminhamento rápido e adequado dos casos.
 

Últimas Notícias

Mais de uma tonelada de materiais retirados ao longo da linha férrea

22 de jul. de 2025

Agricultura e Associação Jaraguá Mais Saudável firmam convênio

22 de jul. de 2025

Semana de aniversário de Jaraguá do Sul com intensa programação

22 de jul. de 2025

Jaraguá Futsal supera Balneário Camboriú e lidera o Estadual Sub-20

22 de jul. de 2025

Jaraguá estreia com 100% de aproveitamento nos Joguinhos Abertos de SC

22 de jul. de 2025

Categorias

Administração
Agricultura
Campanha
Capacitação
Combustíveis
Comunicado
Concurso
Conselhos
Cultura
Defesa Civil
Dengue
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Esportes
Eventos
Fazenda
Gabinete
Geral
Habitação
Inauguração
Infraestrutura
Institucional
Issem
Jourdan
Lazer
Meio Ambiente
Obras
Parceria
Patrimônio
Planejamento
Plano Diretor
Política
Procon
Reconstrução
Samae
Saneamento
Saúde
Schutzenfest
Segurança
Social
Trânsito
Transparência
Tributos
Turismo
Urbanismo