Jaraguá do Sul reforça segurança viária com defensas metálicas

Equipamentos são colocados em pontos estratégicos da cidade e ajudam a reduzir a gravidade dos acidentes em áreas de risco. Do final de 2024 até o momento, já foram instalados cerca de 1.500 metros de guard rails

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, já instalou, do final de 2024 até o momento, cerca de 1.500 metros de defensas metálicas (guard rails), em diversos bairros da cidade. A estrutura metálica é colocada em locais estratégicos e serve como barreira de segurança em áreas de risco, com o objetivo de conter e redirecionar veículos desgovernados, reduzindo a severidade de acidentes.
O guard rail é projetado para deformar-se gradualmente durante o impacto, absorvendo parte da energia do choque e reduzindo os danos ao veículo e seus ocupantes. A instalação ocorre mediante solicitação e após avaliação técnica criteriosa. “Normalmente é deixado acumular os pedidos até uns 500 metros de área, para serem procedidas as instalações. Até o final deste ano, possivelmente teremos mais uns 600 metros instalados”, projeta o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto. Uma empresa terceiriza faz a instalação e manutenção das defensas metálicas.

Contenção:
Impedem que veículos saiam da pista, especialmente em curvas perigosas, margens de rios ou áreas com desníveis.
Redirecionamento:
Em caso de colisão, as defensas metálicas ajudam a manter o veículo na pista, minimizando o risco de capotamento ou colisão com obstáculos.
Em caso de colisão, as defensas metálicas ajudam a manter o veículo na pista, minimizando o risco de capotamento ou colisão com obstáculos.

Margens de rodovias
Canteiros centrais
Pistas com desníveis ou aterros
Curvas
Pontes e viadutos
Áreas de obras
Próximos a rios e lagos