Mais de 1.500 pessoas em situação de rua já foram acolhidas pelo Município

Maior parte foi encaminhada ao Creas do bairro Nova Brasília que foi estruturado para funcionar como abrigo provisório. A previsão é de mais frio para esse fim de semana
O anúncio feito pelos principais institutos meteorológicos do Brasil que uma nova massa de ar polar (a quinta este ano), deve derrubar as temperaturas neste fim de semana já mobiliza as equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Desde o início de junho, o Município já colocou em prática o Plano de Ação Frio Intenso 2025. A iniciativa consiste no acolhimento noturno de pessoas em situação de rua. Até o momento, neste inverno, 1505 usuários foram acolhidos.
Destes, 1295 no sexo masculino foram encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O local que foi devidamente estruturado para funcionar como abrigo temporário (foto 1). Localizado na Rua José Emmendoerfer, 328, no bairro Nova Brasília, o abrigo funcionará diariamente das 19 às 6 horas da manhã do dia seguinte, até 31 de agosto. Já outros 210, do sexo feminino, foram acolhidos na Abrigo Institucional Aníbal Francener, também conhecido como Casa de Passagem, no bairro Chico de Paulo.
Nos dois locais as pessoas recebem acolhimento noturno, alimentação básica, cobertores e cuidados essenciais à saúde e ao bem-estar. Segundo a Secretaria de Assistência Social desde o início do plano de ação foi registrada uma média de 20 acolhimentos por noite.
A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, destaca que a triagem dos acolhidos é feita pela equipe da Abordagem Social Especializada, que atende e encaminha de acordo com a necessidade. “Nossas equipes estão mobilizadas para garantir proteção às pessoas em situação de rua. A atuação integrada da rede socioassistencial é fundamental para preservar essas vidas. Contamos também com a colaboração dos munícipes, na identificação e encaminhamento de casos acionando nossos serviços de abordagem pelo 153.” A ação conta, também, com o apoio dos Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Hospital São José, Secretaria da Saúde, Defesa Civil, parceiros locais e voluntários.
Locais de acolhimento
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Endereço: Rua José Emmendoerfer, 328 – bairro Nova Brasília
Horário de funcionamento:
Todas as noites, das 19h às 6h, até o dia 31 de agosto de 2025.
Abrigo Institucional Aníbal Francener – Casa de Passagem
Rua Dos Escoteiros, 35 – Bairro: Chico de Paulo – CEP: 89254-730
Telefone: (47) 3302-0515
Horário: 24 horas
Contato para informar pessoas em situação de rua:
Abordagem Social – Telefone 153.