Município terá programação alusiva à Semana de Saúde Mental

Entre as atividades de 12 a 21 deste mês, a tradicional caminhada da luta antimanicomial, no centro da cidade
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio dos serviços de Saúde Mental (Capsi, Caps II e Capas AD) da Secretaria de Saúde, promoverá de 12 a 21 de maio atividades alusivas à Semana de Saúde Mental – Luta Antimanicomial. A programação terá piquenique, sarau, cinema para o público infantil, oficinas, palestra, formação continuada e a tradicional caminhada da luta antimanicomial, no centro da cidade, dia 21.
As atividades buscam conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde mental, além de destacar que em Jaraguá do Sul existe uma rede de apoio para quem precisa de tratamento e acompanhamento especializado.
No dia da Caminhada da Saúde Mental, os Caps AD e o Caps II estarão fechados. O Capsi estará de plantão para acolhimento. No período da tarde, todos os serviços estarão fechados para formação de equipe.
Quem quiser participar da programação, pode fazer a inscrição diretamente no link: Clique aqui.
Rede de Atenção Psicossocial
Dentro do SUS se estabeleceu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para que os usuários recebessem atenção em diversos pontos da rede de saúde. Os Caps fazem parte desta rede e oferecem atendimento às pessoas com sofrimento psíquico. O Município conta com três unidades: Caps II – atendimento a adultos; Capsi – atendimento a crianças e adolescentes; e Caps AD – atendimento a pessoas com adoecimento em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas. As Unidades Básicas de Saúde também fazem parte da RAPS, na medida em que atendem os casos leves e encaminham os casos graves aos Caps.