Olimpíada Mundial de Robótica agita Arena Jaraguá no fim de semana

Etapa nacional do evento vai reunir jovens de todo o Brasil para desafios que misturam tecnologia, criatividade e inovação. Município terá três representantes na disputa
Uma das maiores competições de robótica educacional do mundo irá movimentar a Arena Jaraguá neste sábado (30). Trata-se da fase nacional da Olimpíada Mundial de Robótica -World Robot Olympiad (WRO). O evento vai reunir jovens de todo o Brasil para desafios que misturam tecnologia, criatividade e inovação. Com entrada gratuita, contará com uma programação diversificada, voltada ao público em geral.
Três equipes em duas categorias diferentes irão representar Jaraguá na WRO: duas na Categoria Elementary (alunos de 8 a 12 anos) sendo uma equipe da Escola Rodolpho Dornbusch (dois alunos do 5º ano) outra equipe da Waldemar Schmitz (duas alunas do 5º ano) e uma equipe na Categoria Junior (alunos de 11 a 15 anos) da escola Cristina Marcatto (3 alunos do 8º ano).
O World Robot Olympiad promete movimentar a economia local, com destaque para o turismo, além de fortalecer as áreas educacional e de inovação. Também vai contribuir para a formação acadêmica dos participantes, preparando-os para desafios tecnológicos e estimulando habilidades essenciais para o futuro, como pensamento crítico, criatividade e colaboração, envolvendo estudantes, professores e comunidade.
Sobre o World Robot Olympiad (WRO) A WRO é uma olimpíada global que busca estimular o interesse de crianças e adolescentes pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Com categorias que envolvem desde a construção de robôs até a apresentação de projetos tecnológicos criativos, a competição atrai anualmente milhares de estudantes em diversos países. A etapa brasileira de 2025 será dividida em duas categorias principais:
Robo Mission – Os times constroem robôs autônomos capazes de executar tarefas em arenas com obstáculos e desafios temáticos.
Future Innovators – Semelhante a uma feira de ciências, essa categoria valoriza projetos autorais com aplicação prática de robótica e tecnologia.
As competições são subdivididas por faixas etárias: Elementary (8 a 12 anos), Júnior (11 a 15 anos) e Sênior (14 a 19 anos).
A realização do evento é da Robomind, uma empresa de Blumenau especializada em educação tecnológica com parceria da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.. Os times que se destacarem na etapa nacional em Jaraguá do Sul vão representar o Brasil na final mundial, em novembro de 2025, em Singapura.