Passeata pelo fim da violência contra crianças e adolescentes

Evento será no sábado (24), com a concentração às 9h30 em frente ao Museu da Paz, próximo ao Terminal Urbano, no Centro de Jaraguá Sul, e posterior caminhada até a Praça Ângelo Piazera
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEMASH), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), convida a população para participar da Passeata que será realizada no sábado (24), em Alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A concentração para a passeata terá início às 9h30, no Museu da Paz, em frente ao Terminal Urbano de Passageiros, no Centro, com saída programada para as 10h. O trajeto seguirá pelas ruas centrais até a Praça Ângelo Piazera. Durante a caminhada, será incentivada a participação de escolas, instituições sociais, conselhos municipais, profissionais da área e toda a comunidade.
A gerente dos Conselhos, e uma das organizadoras do evento, Jussana Beatriz Lunelli Buzzi, recomenda a utilização de camiseta branca durante a passeata. “É uma forma de fortalecer a unidade visual da campanha e transmitir uma mensagem de paz e engajamento, pois o evento tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de reforçar o compromisso coletivo com a garantia dos direitos dessa população” destacou. “Ao final da passeata, na Praça Ângelo Piazera, o público poderá acompanhar apresentações culturais e artísticas, além de visitar tendas informativas com materiais de conscientização e orientações sobre como identificar sinais de abuso, denunciar e acessar a rede de proteção”, completou.
A mobilização integra a campanha nacional que acontece anualmente no mês de maio, como forma de lembrar o caso da menina Araceli, que comoveu o país e se tornou símbolo da luta contra esse tipo de violência. A data representa um momento de reflexão, ação e, sobretudo, de união da sociedade civil e dos órgãos públicos em prol da proteção integral de meninos e meninas.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Swartz Uber, ressalta a importância da participação popular. “Esse tipo de mobilização é essencial para que o tema continue em pauta. A conscientização é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção. Contamos com o apoio de toda a comunidade para fortalecer essa luta, que é de todos”, afirmou.