Plano de Cultura entregue oficialmente


A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apresentou oficialmente, na última sexta-feira (11), o Plano Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul 2025-2035. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais e reuniu autoridades, artistas, educadores e representantes do setor cultural.
Durante o fórum, o documento foi entregue ao vice-prefeito, João Pereira (à direita), que ficará responsável por encaminhá-lo ao gabinete do prefeito. Na sequência, a proposta seguirá para a Câmara de Vereadores para apreciação, aprovação e posterior homologação da lei.
Em seu discurso, o vice-prefeito destacou a importância da mobilização dos agentes culturais e afirmou que o setor tem evoluído

classificou o momento como histórico. “Estamos reestabelecendo um ambiente colaborativo onde artistas, educadores e cidadãos podem dialogar, propôr ideias e desenvolver ações que fortaleçam a nossa identidade cultural. Celebramos o passado, mas com foco em um futuro promissor”, afirmou.
O diretor de Cultura, Antônio Marcos da Silva – Déga, elogiou o envolvimento da classe artística na construção do plano e destacou o papel da cultura como vetor de desenvolvimento econômico, especialmente por meio do turismo. Segundo ele, o plano terá vigência de 10 anos, mas será revisto anualmente.
O evento também contou com apresentações artísticas que ressaltaram a diversidade cultural do município. Houve a presença das majestades da Schützenfest e de grupos teatrais locais, que recentemente participaram do 17º Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno (MG). Os grupos foram homenageados pelas 21 indicações e 11 prêmios recebidos em Minas. A atriz Mery Petty exibiu performances de teatro lambe-lambe* e de marionete. O primeiro será levado à França em setembro, no Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières. As apresentações musicais ficaram por conta dos corais Municipal, Afro, e da cantora Maria Vitória.


A construção do plano teve início em abril, com a nomeação da comissão de trabalho. A primeira reunião ampliada ocorreu em 20 de maio. Em seguida, a comunidade pôde enviar sugestões, que foram discutidas em encontros com os agentes culturais previamente inscritos. A fase final foi a apresentação pública do documento, em consonância com as diretrizes do Ministério da Cultura, que também prepara o plano nacional.
*O teatro lambe-lambe, originário do Brasil, é um tipo de teatro de animação em miniatura, onde as peças são apresentadas em caixas cênicas portáteis, o lambe-lambe vem tendo reconhecimento internacional e há grupos brasileiros levando essa forma de arte para festivais no exterior, como na França.


Performances de teatro lambe-lambe
e de marionete, com Mery Petty
e de marionete, com Mery Petty