Acesso a Informação
|Protocolo
|Ouvidoria
Versão Antiga
Prefeitura Logo
    Acessar
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Prossegue em jaragua do sul as acoes contra a violencia infantil
Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Social

Prossegue em Jaraguá do Sul as ações contra a violência infantil

27 de maio de 2025
00:00
Prossegue em Jaraguá do Sul as ações contra a violência infantil
Mobilização pelos 25 anos do 18 de Maio reafirma o compromisso do Município com a proteção das crianças e adolescentes

O ano de 2025 marca os 25 anos da mobilização nacional do 18 de Maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é muito representativa, pois trata-se de um chamado à ação, à conscientização e à defesa dos direitos de meninas e meninos em todo o território nacional. A mobilização envolve o comprometimento de diversas instituições e da sociedade civil com ações de sensibilização, informação e engajamento coletivo. A cada ano, o movimento ganha força com campanhas que visam alertar para a gravidade da violência sexual e convocar todos a serem agentes de proteção. 
Nesse contexto, a gerente de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social, Milena Michalack Manoel Schulz, ressalta que o papel da rede de proteção social é fundamental. “O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atua por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizando ações preventivas e educativas. O trabalho é desenvolvido com as famílias e a comunidade, promovendo diálogos sobre os direitos das crianças, sinais de abuso e formas de prevenção, de maneira lúdica e respeitosa”, disse Milena.
Ela explica que durante as atividades do PAIF, são abordados temas como a importância da escuta atenta às crianças, os sinais que podem indicar situações de violência, e os canais oficiais para denúncias. A família, neste processo, é vista como protagonista na proteção da infância. Ainda segundo Milena Schulz, a Lei classificada a violência sexual contra crianças e adolescentes em duas modalidades: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso sexual ocorre quando há qualquer ação que utilize crianças ou adolescentes para fins sexuais, incluindo conjunção carnal ou outros atos libidinosos, realizados presencialmente ou por meios eletrônicos. Já a exploração sexual envolve a utilização desses menores em atividades sexuais mediante alguma forma de compensação — financeira ou não —, com ou sem o envolvimento de terceiros.
Quando a violência sexual já aconteceu, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) entra em ação por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A equipe técnica — formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos e/ou advogados — é responsável por acolher, acompanhar e encaminhar os casos, garantindo a articulação com os demais órgãos da rede de proteção. “Atualmente, o PAEFI atende cerca de 300 famílias por mês. Destas, aproximadamente 49 crianças e adolescentes estão em acompanhamento após vivenciarem situações de abuso ou exploração sexual. Esse dado revela a urgência e a importância de manter a mobilização ativa, sobretudo em datas como o 18 de Maio”, acrescentou Milena. 
Durante o mês de maio, diversas ações foram promovidas pelo CREAS em parceria com os CRAS e com as políticas públicas de saúde e educação. O objetivo é levar informação e promover reflexões que fortaleçam a cultura de proteção e rompam o silêncio que ainda cerca muitas vítimas. Inclusive, no próximo sábado (31), haverá uma passeata em Alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração terá início às 9h30, no área externa do Museu da Paz, em frente ao Terminal Urbano de Passageiros, no Centro, com saída programada para as 10h. O trajeto seguirá pelas ruas centrais até a Praça Ângelo Piazera. Os organizadores recomendam a utilização de camiseta branca durante a passeata.
Diante de qualquer suspeita ou evidência de violência sexual contra crianças ou adolescentes, os órgãos competentes devem ser acionados imediatamente. As denúncias podem ser feitas ao Disque 100. Também é possível recorrer à Polícia Militar, ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI).
 

Últimas Notícias

Conselho Municipal de Saneamento empossa novos conselheiros

27 de mai. de 2025

Prossegue em Jaraguá do Sul as ações contra a violência infantil

27 de mai. de 2025

APA/Secel fatura seis medalhas no Estadual de Atletismo Sub-12 e Sub-14

27 de mai. de 2025

CXJa/Secel ganha medalhas em dois estaduais de xadrez

27 de mai. de 2025

Campanha de multivacinação: mais de mil doses aplicadas

27 de mai. de 2025

Categorias

Administração
Agricultura
Campanha
Capacitação
Combustíveis
Comunicado
Concurso
Conselhos
Cultura
Defesa Civil
Dengue
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Esportes
Eventos
Fazenda
Gabinete
Geral
Habitação
Inauguração
Infraestrutura
Institucional
Issem
Jourdan
Lazer
Meio Ambiente
Obras
Parceria
Patrimônio
Planejamento
Plano Diretor
Política
Procon
Reconstrução
Samae
Saneamento
Saúde
Schutzenfest
Segurança
Social
Trânsito
Transparência
Tributos
Turismo
Urbanismo