Samae é destaque no 53° Congresso da Assemae

O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de serviços de saneamento para debater estratégias e políticas públicas voltadas à área

O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de serviços de saneamento de todo o País, com o objetivo de debater estratégias, políticas públicas e inovações na área. A participação no congresso ocorreu a convite da Assemae Nacional, entidade que reúne os serviços municipais de saneamento e promove o intercâmbio de experiências bem-sucedidas em todo o Brasil.
Durante o evento, Onésimo Sell, participou de uma mesa redonda, na qual apresentou o Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva, desenvolvido pela autarquia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Criado em 2005, o Proeva está completando 20 anos e já formou mais de 32 mil estudantes. O programa é realizado em 49 escolas, sendo 30 municipais, 10 particulares e 9 estaduais.
Sell explicou que o programa trabalha com crianças e adolescentes temas como o uso consciente da água, a preservação ambiental, por meio de aulas, atividades lúdicas, visitas técnicas, concursos e materiais pedagógicos. “Investir em educação e conscientização é investir em sustentabilidade e qualidade de vida para a população. Essa é uma das nossas prioridades em Jaraguá do Sul”, destacou.

Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades. A assessora de Gestão do Samae, Ana Carolina Figur, apresentou um case de sucesso, que mostra como o município alcançou um dos maiores índices de saneamento do Brasil. A experiência demonstrou que o planejamento consistente, os projetos bem estruturados e a captação eficiente dos recursos foram os pilares para viabilizar obras de grande impacto e atingir esse patamar.
A assessora salientou que “a apresentação destacou que os resultados só foram possíveis graças a uma gestão comprometida, com metas claras e foco em longo prazo. Jaraguá do Sul hoje é referência nacional e atua nas quatro áreas do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. O case reforçou que, com seriedade, competência técnica e vontade de fazer acontecer, é possível transformar o saneamento e garantir qualidade de vida para a população”.
Durante o congresso, também foi apresentado um trabalho técnico desenvolvido pelos servidores do Samae, Reginaldo José da Silva e Seije Hacke, sobre como a autarquia utiliza a tecnologia para monitorar o nível dos rios. O sistema de monitoramento utiliza sensores de radar para medir, em tempo real, o nível da água. Silva explicou que “os dados são transmitidos para uma central de controle e disponibilizados para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e, principalmente, para a população, por meio do aplicativo Jaraguá na Mão. O sistema envia alertas com base em níveis de água pré-definidos, permitindo que moradores e autoridades tomem medidas preventivas”.
Além de proteger vidas e reduzir perdas, o sistema otimiza a operação do Samae, auxiliando na tomada de decisões e proteção de infraestrutura. O projeto demonstra como a tecnologia, a integração de dados e a transparência das informações podem fortalecer a resiliência de uma cidade diante dos riscos climáticos, com planos futuros de expansão e aprimorar do sistema.
Outro ponto importante do congresso foi a conquista de uma cadeira pelo Samae na nova Composição do Conselho Diretor da Assemae Nacional. Conforme Sell “isso é um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo e reforça a nossa representatividade no setor. Essa presença ativa em espaços de decisão nacional e regional traz muitos benefícios para Jaraguá: abre portas para novas parcerias, facilita o acesso a informações estratégicas, fortalece a imagem do município no cenário do saneamento e contribui para a captação de recursos e implantação de novas tecnologias”, assegurou.