Saúde chama a atenção para o combate ao tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina presente em todos os derivados do tabaco — sejam fumados, inalados, aspirados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral
Instituído pela Lei Federal nº 7.488/1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e fortalecer as políticas de prevenção e controle. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina presente em todos os derivados do tabaco — sejam fumados, inalados, aspirados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral. Além de gerar dependência, o hábito aumenta significativamente o risco de doenças crônicas não transmissíveis e diversos tipos de câncer.
Segundo o Vigitel Brasil 2023, a prevalência de fumantes adultos caiu de 12,8% em 2019 para 9,3% em 2023. Essa redução está associada a políticas públicas eficazes, como o aumento de impostos sobre cigarros, restrições ao fumo em locais públicos, campanhas educativas e programas de apoio para quem deseja deixar o vício. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) definiu como tema da campanha: “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”. A proposta ressalta a importância do acolhimento, da escuta qualificada e do suporte contínuo como estratégias essenciais para auxiliar os fumantes no processo de cessação.
Em Jaraguá do Sul, o Programa de Cessação do Tabagismo tem obtido resultados positivos ao integrar Práticas Integrativas e Complementares (PICS) às sessões de apoio. Além disso, quando necessário, os participantes também são encaminhados para avaliação psicológica individual ou, em casos mais avançados, direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), garantindo acompanhamento especializado.
Atualmente, grupos estão em andamento nas Unidades de Saúde CAIC, João Pessoa, Tifa Schubert, Vila Lalau, Rio da Luz, Jaraguá 84, Jaraguá 99 e também na Gerência de Gestão Estratégica de Políticas Públicas em Saúde (anexa à Farmácia Especializada). Em setembro, novas turmas iniciam nas unidades Águas Claras e CAIC, porém, não há mais vagas. De acordo com secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, “o combate ao tabagismo é um desafio coletivo, mas que começa na decisão individual do fumante em buscar uma vida livre do cigarro. E o nosso compromisso é oferecer cuidado integral e apoio contínuo a quem deseja parar de fumar. Programas como esse reforçam a importância da prevenção como caminho para mais saúde e qualidade de vida.”
As inscrições para os próximos grupos estarão abertas de 1º a 10 de setembro, com encontros realizados na Rua Marina Frutuoso, 740, Centro (anexo à Farmácia Especializada). Os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp: (47) 2106-8448.