Três representantes de Jaraguá do Sul escolhidos para conferência nacional

A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial ocorre em setembro, em Brasília

De lá, saíram os delegados representantes do Estado para a Conferência Nacional em Brasília, agendada para os dias 15 a 19 de setembro: José Aparecido Félix, Marcelo Silva de Jesus e Carlyne Mauristhene. Os moradores de Jaraguá do Sul integram delegação de 29 participantes que defenderão as pautas da igualdade racial elencadas nos encontros municipais e estadual.
José Aparecido Félix é presidente do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, sua presença simboliza a força das manifestações religiosas de matriz africana na defesa dos direitos e na promoção da igualdade.
Marcelo Silva de Jesus é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSC – Rau. Ele apresenta uma perspectiva acadêmica e a importância da educação na desconstrução do racismo e na valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas.
Carlyne Mauristhene é representante da comunidade haitiana no município e personifica a luta de grupos migrantes pela inclusão e pelo reconhecimento de seus direitos, enriquecendo o debate com experiências e desafios.
A escolha dos três delegados, que representam vertentes distintas – religiosa, acadêmica e vivência migrante – evidencia a pluralidade de caminhos e estratégias na busca pela promoção da igualdade racial.