Dia do Patrimônio Cultural é celebrado com arte, história e valorização

A primeira atividade foi a exposição inédita e interativa no shopping Partage Jaraguá do Sul, entre os dias 30 de julho e 17 de agosto
Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, duas importantes iniciativas, promovidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Setor de Patrimônio Histórico Municipal (SPHC), mobilizaram instituições culturais e a comunidade em torno da valorização do patrimônio histórico de Jaraguá do Sul.
A primeira atividade foi a exposição inédita e interativa no shopping Partage Jaraguá do Sul, entre os dias 30 de julho e 17 de agosto, buscando sensibilizar o público sobre a relevância do patrimônio histórico-cultural da região.
Sob o tema “Patrimônio Cultural: Nossa Herança, Nossas Memórias”, a exposição apresentou bens tombados e revitalizados, o Mapa do Conjunto Rural do Rio da Luz, e cavaletes expográficos com ações de salvaguardas conjuntas promovidas pela Prefeitura e proprietários.
Além disso, o evento contou com um vídeo institucional aprofundando a compreensão sobre a geografia e a simbologia do Vale Tombado, ao mesmo tempo em que registrou importantes edificações históricas localizadas em áreas urbanas e rurais.
A programação especial foi encerrada na última terça-feira (19), com a palestra “Patrimônio Vivo: construindo o futuro a partir da nossa história”, focada na preservação da história e da cultura de Jaraguá do Sul, explorando três eixos principais:
A importância do Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural na preservação de bens e na tomada de decisões para proteger a memória local.
Políticas de preservação e mecanismos de incentivo que o município pode adotar para promover e valorizar seu patrimônio cultural de forma efetiva.
Integração entre preservação e turismo na área Tombada do Conjunto Rural do Rio da Luz, buscando compatibilizar desenvolvimento econômico e conservação.
O evento realizado no Auditório da Arena Jaraguá foi ministrado por Regina Helena Meireles Santiago, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina.
“Os eventos tiveram grande relevância, proporcionando um momento de reflexão e aprendizado que fortaleceu os vínculos entre agentes culturais e comunidade. Mais do que expressivo, o encontro foi de profundo impacto para todos os participantes, reforçando a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural e gerando frutos duradouros para nossas práticas e relações. A experiência tende a gerar reflexos constantes, impulsionando novas ações em prol do patrimônio cultural”, destacou Rosane Aparecida Felisbino Fusi, chefe do Setor do Patrimônio Histórico.
Compromisso com a história – A celebração do Dia do Patrimônio Histórico-Cultural em Jaraguá do Sul integra uma trajetória iniciada na década de 1980, com ações realizadas em espaços significativos como o Museu Histórico Emílio da Silva, o Museu da Paz e a Arena Jaraguá.
Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo com a valorização da memória local, promovendo a educação patrimonial e a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar os bens culturais, tanto materiais quanto imateriais.
Em especial, neste momento em que se comemora os 200 anos da imigração germânica no Brasil e os 150 anos de Jaraguá do Sul, essas iniciativas ganham ainda mais relevância ao reforçar os laços entre passado, presente e futuro.
A articulação entre a Secel, a Diretoria de Cultura e o Setor do Patrimônio Histórico-Cultural da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, demonstra a intenção aprimorando um planejamento mais robusto e investimentos na preservação e proteção do patrimônio cultural. Esta comemoração anual reafirma o compromisso de Jaraguá do Sul com sua história, identidade e futuro, conectando a comunidade com seu valioso legado.