Palestra sobre prevenção à demência reúne bom público

Quase 300 pessoas, na maioria idosos, prestigiaram o evento na manhã desta sexta-feira (22) no Centro de Convivência
O Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt promoveu na manhã desta sexta-feira (22), em suas dependências a palestra “Demência e prevenção: o cuidado começa hoje”. O encontro foi conduzido pela profissional em Educação Física, Giovana Atanásio Stein, e recebeu um público aproximado de 300 pessoas, na maioria idosos e seus familiares.
Após a palestra, Giovana avaliou que a iniciativa atingiu seu objetivo. “ Nosso foco principal foi a prevenção, de alertar as pessoas que a mudança de estilo de vida pode e deve favorecer muito nesse aspecto. Uma pesquisa científica divulgada há dois anos por uma revista científica internacional afirma que metade das demências a gente podem ser prevenidas com mudança de hábitos, de estilo de vida, a outra metade é ligada a questão genética, por outros fatores que ainda estão sendo estudados.”
Durante sua fala ao público, a palestrante mencionou um dos maiores estudos sobre prevenção cognitiva, o U.S. Pointer, dos Estados Unidos. “Entre outros aspectos, o levantamento aponta que a cada três segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo. No Brasil, estima-se um aumento de 1.8 milhões para 5.7 milhões de casos em 2050. Por isso, a prevenção é o melhor caminho”, adiantou.
A coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti, disse que este tipo de iniciativa contribui para a qualidade de vida dos idosos e o atendimento que é prestado no próprio Arnoldo Schmitt. “Nossa profissional, Giovana Atanásio faz um excelente trabalho aqui no Centro de Convivência há mais de 25 anos. Ela tem muito conhecimento nessa área sendo pessoa certa pra falar sobre isso. Ela estuda muito sobre essa questão da demência. Além de trabalhar com atividades físicas junto aos idosos, ela também os observa, principalmente eventuais sinais que alguns eles estão apresentando. Por isso, é muito importante para nós que atuamos aqui Centro de Convivência ter sempre esse tipo de assunto abordado e atualizado”, reiterou Janete.