Literatura desde a primeira infância na Rede Municipal de Ensino

Projetos que incentivam o gosto pela leitura são desenvolvidos do pré ao 9º ano pela Secretaria de Educação

O projeto visa desenvolver a competência leitora por meio da oferta de obras literárias de qualidade, inserindo os estudantes no universo literário e promovendo a formação de leitores autônomos e críticos, além de intensificar as práticas de leitura e escrita já promovidas pelos Centros de Educação Infantil e Escolas de Educação Básica, utilizando os livros adquiridos por meio de recursos públicos e disponibilizados aos alunos.
A equipe de assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação faz a seleção das obras literárias, destinadas a cada etapa escolar, do Pré ao 9º ano. Após a finalização dos processos de licitação e aquisição dos livros, as obras são distribuídas às unidades escolares, que organizaram eventos inaugurais para apresentar o projeto à comunidade escolar e dar início às atividades de leitura.

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) também promove o acesso à literatura e o estímulo ao hábito da leitura desde a primeira infância com o projeto “Sim Salabim, Leia um Livro para Mim”. A iniciativa começou em 2021 e abrange aproximadamente 6 mil crianças de berçário, maternal e pré-escola da Rede Municipal de Educação.
O projeto tem como objetivo principal proporcionar o empréstimo semanal de livros de literatura infantil, buscando despertar a imaginação, ampliar o
vocabulário e o conhecimento do mundo dos pequenos, além de fortalecer os vínculos familiares através da leitura compartilhada. Para isso, a Semed adquiriu uma sacola literária personalizada para cada criança da Educação Infantil, além de novos livros para o acervo das unidades escolares.

A iniciativa está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca a importância do contato com diversos gêneros textuais para que a criança se torne protagonista de sua própria história. O projeto “Sim Salabim, Leia um Livro pra Mim” reconhece que o incentivo à leitura deve começar cedo e, por isso, busca envolver não apenas os profissionais da educação, mas também as famílias, corresponsabilizando-as nesse processo de formação de novos leitores. As unidades escolares têm um papel fundamental na execução do projeto, organizando espaços de biblioteca e selecionando livros adequados para cada faixa etária. As crianças maiores têm a oportunidade de escolher suas próprias leituras, enquanto que, para os bebês, a seleção é feita pelos professores.
“Os projetos de leitura que o Município desenvolve disponibilizam aos alunos leitores, experiências únicas com as obras literárias, vivenciando processos pedagógicos lúdicos, como contações de histórias e atividades diferenciadas. Desta forma, esse investimento reforça o compromisso do Município com a educação e o desenvolvimento integral das crianças”, explica a secretária de Educação, Iraci Muller.